quarta-feira, 14 de abril de 2010

Contornando a Ponta Negra

Este passeio foi realizado no sábado, 27 de março de 2010, em Santarém, Pará, Amazônia, Brasil.

A saída foi da sede do Projeto Navegar, que fica às margens do azul Tapajós, ao lado do porto da cidade.



Cruzamos o belo rio em direção ao Igarapé-Açú, através do qual pretendíamos alcançar o rio Amazonas e contornar a Ilha da Ponta Negra, passando pelo encontro das águas. Retornaríamos ao Navegar remando pela orla da cidade. Esse era o plano.

Já bastante dentro do Igarapé-Açú constatamos que ele estava tapado por grande quantidade de capim, impedindo inclusive a nevegação dos barcos de linha. Chegamos a avistar um deles parado do outro lado. Não havia como continuar.

Voltamos ao Tapajós em busca de outro canal que nos levasse ao Amazonas. Encontramos mais
abaixo o belíssmo Igarapé dos Padres. Ele também se comunica com o rio barrento. Entramos por ele mais acima, já perto de sair no Amazonas, ele terminou, secou.

Na região é assunto corrente entre os ribeirinhos a grande estiagem, diferente do ano passsado quando houve uma enchente só comparável aquela de 1953. Por aqui as chuvas só chegaram nesta semana.

Voltamos novamente em busca de uma comunicação com o Amazonas. Era a terceitra tentativa. Desta vez abrimos caminho remando através da Ponta Negra, em meio a uma grande extensão da planta áquatica aqui chamada de murerú.

Naquele local o fundo dos caiques quase encostava no chão. Ali pescadores no ofereceram café e perguntaram sobre o preço de um caiaque. Assim chegamos ao Amazonas, ali pertinho do encontro das águas, onde encontramos outros pescadores pescando com tarrafas.

Contornamos a Ponta Negra, apreciamos o encontro das águas dos rios que não se misturam e remamos em direção a orla da cidade, rumo ao porto e, em seguida, ao Projeto Navegar, onde chegamos já de noitinha.

Tivemos - Dean e eu - o privilégio de remar na companhia dos experientes remadores santarenos Ivaldo Rostand e Wilson Nogueira, que em meados de abril próximo participarão de uma expedição que sairá de Manaus em direção à Belém.

Aventureiros, não cometam a tolice de morrer sem antes remar e pescar por estas águas.

Abaixo vai o link de um clip postado no You Tube.

http://www.youtube.com/watch?v=CK0N7kVeHR8

Um amazônico abraço a todos e todas.

Seu Pedro
seupedro2@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário