quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PINTURAS DE CANTAGALO

                                                                     Foto: Fábio Mozzer.
PINTURAS DE CANTAGALO - Quando nós chegamos na boca do rio Cupari, limite sul da Floresta Nacional do Tapajós, nos perguntamos se não era o caso de mudar um pouco o planejamento da expedição e ir apreciar de perto o trabalho daquele artista dos tempos imemoriais.

Eu tinha lido algo sobre a "pedra de Cantagalo" no livro que Antônio Manuel Gonçalves Tocantins escreveu, em 1887, sobre os índios Mundurucus, mas naquele momento a sua localização era algo muito vago pra mim.

"No lugar conhecido pela denominação de Cantagalo, escreveu Tocantins, vêem-se desenhadas sobre a superfície de um morro, de cerca de cem metros de altura a prumo pelo rio, quinze figuras". Ninguém sabe até hoje o seu significado, nem os mais idosos mundurucus "que já as encontraram taes quaes estão".

"São de cor vermelha-escuro, continua o estudioso, como de ocre, e estão cerca de oito metros acima do nível máximo das águas no tempo das cheias de inverno. Hoje seria impossível a um homem traçá-las àquela altura ainda mesmo com auxilio de andaimes, pois à base do morro o rio forma uma espécie de enseada, onde a corrente é violenta".

Tocantins conta que tirou "o esboço desses caracteteres, não sei se symbólicos", e os reproduziu em sua obra. Disse também que mostrou os desenhos aos mundurucus e estes informaram que "no meio dos campos que se estendem entre Acupary e Necodemos existem caracteres deste gênero, mais numeroso".

Viajantes como Fábio Mozer e Anderson Tadeu Pantoja fizeram fotos da pedra de Cantagalo e as publicaram na internet. Não há registro, porém, da arte existente no meio dos campos, onde haveria em maior quantidade.

Algo me dizia que Cantagalo ficava assim meio frontal à foz do rio Cupari. Para satisfazer o nosso desejo de conhecer a arte dos mundurucus teríamos então que atravessar para a outra margem do rio Tapajós e sair perguntando. Com muita sorte gastaríamos um dia nessa missão.

Fizemos bem em deixar a visita para outra ocasião. As pinturas rupestres de Cantagalo, confirmei depois, ficam na margem direita do rio, mas no alto Tapajós, próximo à foz do rio Crepori, e não Cupari, como equivocadamente chegamos a pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário